A FNA23 marcou o arranque, não só da divulgação e promoção da Agenda Mobilizadora InsectERA, como também dos trabalhos e funções a cumprir até 2025.

A Feira Nacional de Agricultura de 2023 marcou o início de uma caminhada de promoção, de divulgação e de criação de laços. Assim, a feira deste ano foi o evento de arranque, não só da divulgação e promoção da Agenda Mobilizadora InsectERA, como também dos trabalhos e funções a cumprir até 2025.

A sessão foi encerrada pela intervenção do Professor Doutor Pedro Dominguinhos, Presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento do PRR, que destacou o compromisso assumido por esta Agenda, expondo a relevância da colocação no mercado de mais de 100 novos produtos, processos e serviços, e pela criação de bases que vão tornar Portugal um líder mundial deste novo setor bioindustrial.

Assim, o quinto dia deste certame ficou marcado pela realização da 1ª Assembleia Geral da Agenda Mobilizadora InsectERA, onde se contou com a presença dos representantes das 42 entidades que constituem o consórcio. A sessão foi aberta com um discurso de boas-vindas e enquadramento, realizado pelo Dr. Ricardo Gonçalves, Presidente da Câmara Municipal de Santarém, e os trabalhos foram conduzidos pela comissão executiva. Foram abordados temas focados nas responsabilidades assumidas perante o estado português e iniciou-se a criação das comissões que vão auxiliar na gestão da Agenda.