O impulso para que todo o setor industrial químico se torne mais sustentável depende da capacidade de converter matérias-primas renováveis e prontamente disponíveis em produtos de valor acrescentado. No entanto, a transição das matérias-primas petroquímicas para matérias-primas de base biológica continua a ser extremamente desafiadora, especialmente no que diz respeito à conversão de biomassa não alimentar disponível.
A Agenda Mobilizadora InsectERA, e em particular o seu eixo vertical InIndustry, apresenta-se como uma solução inovadora para extrair produtos químicos valiosos a partir de biomassa (e.g., residual), constituindo-se, assim, como uma parte crucial do desenvolvimento de uma economia de materiais circular e sustentável.
O eixo InIndustry, constituído por empresas produtoras de insetos, centros académicos de I&D e empresas do setor da saúde, insere-se na cadeia de valorização de insetos através da biorrefinaria de insetos, ou seja, a conversão tecnológica de biomassa de insetos de cultura.
Em particular, os insetos *Hermetia illucens*, *Tenebrio molitor* e *Acheta domesticus* produzidos pelos parceiros Ingredient Odyssey, S.A., Thunder Foods Lda e The Cricket Farming CO., respetivamente, serão os alvos deste eixo da Agenda Mobilizadora, e serão aplicados, sob variadas formas (e.g., farinha, óleo, exúvias, adultos inteiros), como novas matérias-primas para a indústria.
Alguns derivados de inseto poderão ser diretamente utilizados na obtenção de novos produtos de valor acrescentado, nomeadamente cosméticos (e.g., formulações tópicas) a desenvolver pelos parceiros Mesosystem S.A. e Solfarcos – Soluções Farmacêuticas e Cosméticas, Lda. Para outros, tais como as exúvias das larvas da mosca soldado negro (*Hermetia illucens*), atualmente um resíduo do ciclo produtivo da mosca (sem qualquer valor comercial), o desafio será obter um componente da exúvia, cujo(s) derivado(s) possa(m) ser utilizado(s) como matéria-prima pelos parceiros InIndustry do setor da saúde.
Assim, o foco principal do Instituto Superior Técnico (IST) e da Associação do Instituto Superior Técnico para a Investigação e Desenvolvimento (IST-ID) será a valorização tecnológica de um dos polissacarídeos naturais mais abundantes nos insetos, a quitina (polímero linear composto por unidades repetidas de β-(1,4)-N-acetilglucosamina) existente nas exúvias das larvas da *Hermetia illucens* e *Tenebrio molitor*. Em suma, o eixo InIndustry da Agenda Mobilizadora InsectERA contribuirá decisivamente para o desenvolvimento de novas oportunidades de mercado e para a atualização da tecnologia associada à produção de insetos, visando um setor mais sustentável baseado numa economia circular.