Skip to main content

OBJETIVOS

O eixo InBiorremediation tem como objetivos a produção de insetos como ferramenta de biorremediação e também o desenvolvimento de processos que tornem possível a recuperação de resíduos orgânicos considerados como uma ameaça ambiental, tais como efluentes pecuários, lamas residuais, resíduos orgânicos urbanos e águas residuais industriais.

TAREFAS

Está organizado em 3 tarefas:

  • InBio 1.
    A identificação de novas espécies de insetos alternativas às já utilizadas na cadeia alimentar visa converter diferentes resíduos. Após o levantamento bibliográfico de espécies existentes, prevê-se a identificação de novas espécies de insetos que possam ser utilizadas na bioconversão de resíduos orgânicos e cuja utilização não esteja prevista como fonte de nutrientes para a cadeia alimentar humana. Além disso, será feita a identificação e seleção de espécies de insetos aquáticos que possam ser aplicadas na valorização de subprodutos líquidos das queijarias (ex. soro de queijo) ou adequados à biorremediação de águas residuais urbanas ou agroindustriais.As espécies selecionadas serão avaliadas quanto ao desempenho zootécnico e às respetivas condições de produção, incluindo necessidades nutricionais, bem-estar animal e sanitário, e segurança alimentar. Ensaios de biorremediação com as espécies de insetos selecionadas, utilizando diferentes substratos, contribuirão para a avaliação do impacto destes processos na variabilidade e qualidade do produto, bem como para a escolha dos processos mais adequados. A utilização de diferentes resíduos incluirá a avaliação da presença de contaminantes e a identificação de métodos para reduzir o seu risco.
  • InBio 2.
    O desenvolvimento de uma linhagem transgénica de mosca soldado negro (BSF) com biomarcadores tem como objetivo criar uma estirpe transgénica de BSF que inclua a identificação de um marcador genético para diferenciar os indivíduos utilizados no processo de biorremediação daqueles que podem entrar na cadeia alimentar. Este projeto levará em conta os desafios técnicos associados à aplicação e identificação desses marcadores, sendo de crucial importância a definição de diferentes formas de rastreabilidade utilizando vários marcadores genéticos.A modificação e marcação dos insetos transgénicos serão realizadas em conformidade com toda a legislação aplicável, num parceiro autorizado, o Instituto Gulbenkian de Ciência. Este será um serviço inovador que permitirá a criação de um novo produto, uma nova linha de insetos transgénicos. Além disso, serão realizados estudos funcionais para avaliar o desempenho da BSF transgénica.
  • InBio 3.
    A instalação e operação de um Centro de Investigação e Desenvolvimento Experimental em Biorremediação (em escala semi-industrial) na Estação Zootécnica Nacional – Polo de Inovação Fonte Boa, INIAV – CIB EZN, prevê a criação de um centro dedicado à investigação em biorremediação na Estação Zootécnica Nacional – Polo de Inovação da Fonte Boa, INIAV (EZN-INIAV). Este centro será responsável pelo desenvolvimento contínuo de novos serviços de tratamento de resíduos e pelo aumento da capacidade de investigação e desenvolvimento (I&D), promovendo uma verdadeira economia circular e desperdício zero no contexto nacional.Os produtos gerados no centro serão avaliados para utilização nos Eixos InIndustry e InFrass. O objetivo é estabelecer um serviço eficaz de recuperação de resíduos e um centro de I&D (CIB EZN) plenamente operacional, capaz de expandir as tecnologias e capacidades de recuperação de resíduos. Durante o período de implementação, será realizado um rigoroso controlo de qualidade, avaliando tanto a qualidade dos produtos gerados quanto as emissões atmosféricas, além da eficácia das medidas de biorremediação adotadas.

    O CIB EZN será implementado numa antiga unidade experimental da EZN-INIAV, cujas infraestruturas serão adaptadas e equipadas especificamente para os serviços de biorremediação descritos.

RESULTADOS ESPERADOS

  • Levantamento de espécies de insetos por três vias: consulta com especialistas, recolha bibliográfica e trabalho de campo.
  • Seleção de insetos com potencial de biorremediação.
  • Identificação de uma espécie de inseto aquático com potencialidade de biorremediação.
  • BSF Transgénica
  • Ferramenta para identificação de transgénese (BSF)
  • Unidade de Investigação em Biorremediação (CIB EZN)
  • Protocolo para conservação de coprodutos de agroindústria ou outros
  • Processos de biorremediação adaptados a novas espécies de insetos
  • Processos de extração de derivados de inseto e respetivos produtos
  • Novos produtos resultantes de biorremediação/Frass